30 junho, 2016

Paulo Sertek - Responsabilidade Social e Competência Inter Pessoal

Editor IBPEX
398 áginas
Gênero: Educação, Recursos Humanos, Inteligência Emocional
Avaliação de zero a dez: 7

E aí vamos nós, o que é responsabilidade Social para você? Já leu alguma coisa, já parou para pensar sobre isso ou está esperando chegar na faculdade e algum professor te obrigar a pensar no assunto?
Paulo Sertek
Primeiro vamos falar de, Paulo Sertek, que talvez você não conheça. Doutor em Educação, Professor na Universidade Federal do Paraná, é autor de vários livros, também é mestre em tecnologia e desenvolvimento, além de ser graduado em Engenharia Mecânica. Resumindo, tem e teve uma vida dedicada à educação.
Para alguns sociólogos a responsabilidade social é a forma de retribuir a alguém, por algo alcançado ou permitido, modificando hábitos e costumes ou perfil do sujeito ou local que recebe o impacto. Diz respeito ao cumprimento de deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para a com a sociedade em geral.
O que é responsabilidade Social para você? Já leu alguma coisa, já parou para pensar sobre isso ou está esperando chegar na faculdade e algum professor te obrigar a pensar no assunto? Pois é, embora seja uma ilustre desconhecida para muitos é a causa da melhoria do mundo por assim dizer. Se as pessoas parassem para pensar sobre sua responsabilidade para com o outro, o mundo estaria muito melhor do que está.
É exatamente sobre isso que o livro de Paulo Sertek trata, sobre o comportamento das pessoas na sociedade, seja no ambiente de trabalho ou não. O autor fala sobre desenvolvimento humano, de ética e de valores. Um assunto muito bom para ser debatido hoje em dia, tendo em vista os acontecimentos políticos no país.
O propósito do livro é fazer o leitor pensar e mais do isso, agir. Com exemplos simples, que podem e devem ser colocados em prática, conseguimos entender o que é responsabilidade social de verdade. O livro é dividido em duas partes: a primeira sobre transformação e o papel das empresas nesse processo, mas veja bem, a transformação provocada pela empresa é decorrente da mudança das pessoas que lá trabalham. 
Não podemos nos esquecer disso, temos o hábito de desumanizar o que lemos, todo processo de mudança é feito por pessoas, seja no governo, no ambiente de trabalho, no local de estudo, nos meios de transporte...ou vai me dizer que nunca viu alguém sentando em um assento preferencial, fingindo que está dormindo ou simplesmente ignorando um idoso ou um deficiente para não lhe dar o lugar a que tem direito? Então, é assim que a vida funciona.
Essa mudança (para melhor) na ética ou seja, quando o ser humano adquire um grau maior e melhor de consciência e de seu papel na sociedade, na comunidade onde vive ou na organização onde trabalha é o tema da segunda parte do livro, trazendo ao leitor atividades de auto avaliação para fixação do aprendizado.

Uma coisa muito boa desse livro é que te leva a refletir sobre o seu comportamento enquanto ser pensante, será que posso dizer assim ou simplesmente te leva a pensar se você dirige realmente seus passos ou é um “maria-vai-com-as-outras”? Por que? Porque somos bombardeados o tempo todo com exemplos nocivos: o cara desonesto que se deu bem e o cara honesto que se deu mal, a garota que deu o golpe da barriga ou casou por interesse, o cara que vai para a balada e usa todo mundo sendo o maior mau caráter e acha que é o bom, isso só para começar. 
Nós precisamos de bons exemplos para nos espelharmos e que precisam ser valorizados, o gari que achou o dinheiro e devolveu, o sujeito que achou a conta e pagou, gente que ajuda a atravessar a rua, dá informação correta, procura fazer o bem sem ver a quem. E também trazem atividades de auto avaliação como complementação do aprendizado. Contribuem ainda para melhorar a experiência com o texto os estudos de caso e artigos para reflexão.

 

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